quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Irlanda Com Um Governo Sério No Ataque Ao Défice

O governo Irlandês anunciou recentemente a intenção de reduzir significamente o défice através de cortes nos apoios sociais e reduções nos salários dos funcionários públicos, reduções essas que variam entre 5% e 15%. [1]

Com estas medidas, o défice Irlandês deverá recuar para 3% em 2014 [2] como requerido pela zona Euro.

O governo Irlandês prevê uma redução do que o Produto Interno Bruto (PIB) da Irlanda de 8% em 2009 e de 1,25% no próximo ano.

Com os mesmos argumentos, o governo Português toma uma atitude completamente oposta. Portugal, já de si altamente endividado, e com um défice a rondar os 8% este ano, decide - em nome da crise e do interesse nacional, como não poderia deixar de ser - de aumentar os apoios sociais, e de investir dinheiro que não têm em mega-obras públicas de utilidade muito duvidosa.

Os apoios sociais e as obras públicas são muito atractivas popularmente, e hão de arrancar muitos votos e favores. A questão fundamental que se deve colocar, é de onde vem o dinheiro para financiar estes programas? Como o governo não gera riqueza - consome-a, esse dinheiro terá que vir dos cidadãos e empresas contribuintes. Um pequeníssimo grupo de políticos governantes acha-se no direito de impor dívida pública sobre os seus cidadãos. Esse mesmo pequeníssimo grupo de políticos, acha que sabe melhor do que ninguém o que é melhor para todos os cidadãos portugueses.

Está na altura de discutir seriamente a constituição portuguesa e o seu modelo de governação.

Menos Governo, Melhor Governo!

Referências:
  • [1] Ireland Budget 2010 Hits Welfare, Child Benefit & Public Sector Pay (PRLog, 10/Dez/2009)
  • [2] Budget 'well received' insists Taoiseach, (RTÉ News, 10/Dez/2009)

Nenhum comentário:

Postar um comentário