segunda-feira, 2 de março de 2009

Leitura Recomendada

Os seguintes livros são altamente recomendados para perceber o espírito e a natureza deste blog. Estes livros assentam sobre a teoria económica da Escola Austríaca fundada por Carl Menger em 1870 e fornecem uma nova visão sobre a economia e sobre as ramificações dos impactos das políticas governamentais. Estranhamente, nas escolas e universidades, as ideias de Keynes são apresentadas como um dogma, e nem sequer se faz referência a teorias alternativas. Os livros abaixo, além de leitura muito interessante, têm um retorno várias vezes superior ao tempo investido na sua leitura. Infelizmente, não sei se estes livros estão disponíveis em versão portuguesa.

  1. Economics in One Lesson de Henry Hazlitt (link para a Amazon) - simplesmente o melhor livro sobre Economia de sempre, que fala sobre os efeitos visíveis e invisíveis das políticas económicas, e ensina a ver além do efeito imediato num grupo pequeno da população para observar o efeito a longo prazo em toda a população
  2. Economics for Real People de Gene Callahan (link para a Amazon) - este livro está muito bem escrito, é muito divertido e muito aliciante, e explica todos os conceitos básicos de economia à luz da Teoria da Escola Austríaca.
  3. Meltdown: A Free-Market Look at Why the Stock Market Collapsed, the Economy Tanked, and Government Bailouts Will Make Things Worse de Thomas Woods (link para a Amazon) - simplesmente o melhor livro que explica como é que surgiu a crise actual, qual é de facto o problema da crise actual, porque razão as medidas tomadas pelos governos apenas servem para prolongar e aprofundar a crise, e qual a solução para sair da crise.

Nenhum comentário:

Postar um comentário