domingo, 15 de março de 2009

Dinheiro Criado A Partir De Dívida

Apesar da sua importância, o significado e a forma de criação do dinheiro é pouco explicada e debatida. Para uma explicação histórica e mais detalhada recomendo o capítulo 5 - Money Changes Everything - do livro 'Economics For Real People' de Gene Callahan.

Na maior parte dos países desenvolvidos existe um sistema monetário constituído por um banco central e uma série de bancos comerciais que operam sobre um sistema de reservas fraccionais (em inglês Factional-Reserve Banking). Isto quer dizer que um banco apenas precisa de reter uma parte (fracção) mínima de depósitos determinada pelo banco central. Por exemplo, um banco com 1.000 euros em depósitos, se a reserva mínima for 10%, pode emprestar 900 desses euros. Estes 900 euros por sua vez podem ser depositados noutra instituição bancária, que pode voltar a emprestar dinheiro, desta vez 810 euros, retendo 10% (90 euros). Estes 810 euros podem por sua vez ser depositados noutra instituição bancária, e assim sucessivamente...

Isto é, os 1.000 euros depositados inicialmente, podem dar origem a 9.000 euros.
Neste caso, criam-se pelos bancos comerciais 9 vezes o montante em depósitos inicial!

De notar, que este processo só é possível com a concessão de crédito por parte da instituição bancária, e pelo endividamento por parte de quem faz o empréstimo. Crédito e dívida é a mesma coisa, apenas vista de perspectivas diferentes. Por isso, quando os governos e nomeadamente o Barack Obama dizem que a saída da crise é feita através do crédito, estão a dizer que saída da crise é feita por via dívida.

Pode-se colocar a questão, de onde são provenientes os 1.000 euros iniciais. A resposta, é também supreendente. Estes 1.000 euros são emitidos pelos governos sobre a forma de títulos de tesouro, que correspondem a dívida do estado com pagamento de juros!!!

Este sistema de criação de dinheiro tem várias ramificações. Eu próprio não estava consciente delas até ver recentemente o vídeo 'Money As Debt' que recomendo vivamente. Essencialmente, este sistema é insustentável, e só pode ser suportado por um crescimento progressivo da dívida e um crescimento exponencial do crescimento económico. Este é um vídeo que eu recomendo vivamente.

A propósito deste tema, recomendo também os seguintes capítulos do muito interessante 'Crash Course' do Chris Martenson:

4 comentários:

  1. n sei se o administrador tem conhecimento do trabalho de Chris Martenson. Se não conhece recomendo que veja o Crash Course @www.chrismartenson.com

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Sr. Carlos. Prometo que vou ver, e quem sabe, retirar material para este blog :)

    ResponderExcluir
  3. Fez muito bem em ver o que lhe indiquei. Depois diga-me o que achou. Para mim pessoalmente foi um momento de revelação.. sem exagero. Aprendi mais sobre economia e o estado dos recursos do planeta a ver isso do que em 16 anos no sistema educativo português. lol. é triste que assim seja.

    ResponderExcluir
  4. Já vi o 'Crash Course' e é de facto muito revelador. É a primeira vez que vejo uma abordagem integrada de Economia, Energia e Ambiente. Eu não consigo encontrar falhas no raciocínio ou na lógica da argumentação, uma vez que se baseia em leis da matemática e da física. A minha grande questão, é porque é que os media, governo, escolas não informam as pessoas sobre estes factos. Mais tarde irei dedicar um post aqui ao Chris Martenson.

    ResponderExcluir