quarta-feira, 4 de março de 2009

Estado Emprega 900 Mil Pessoas

Segundo o semanário Expresso de 14 de Fevereiro de 2009, "entre Administração Central, autarquias, regiões autónomas e empresas tuteladas, são cerca de 900 mil pessoas que trabalham na esfera pública" [1].

Em Portugal existem cerca de 10.631.100 habitantes das quais 5.613.900 são população activa, o que corresponde a cerca de metade (~53%) [2]. Dentro da população activa, os funcionários do estado equivalem a cerca de 17%, que é o mesmo que dizer que 1 em 6 pessoas dos portugueses que trabalham está a trabalhar para o estado.


Convém referir que estado não cria riqueza, apenas potencia a criação dela! O Estado também não tem nenhum incentivo para ser eficiente, uma vez que os cidadãos sempre pagarão a "conta" ao contrário de uma empresa que se tem de esforçar para se manter competitiva. A lei de Parkinson dita que as estruturas organizacionais tenderão sempre para aumentar na vertical e na horizontal porque: 1. Todas as pessoas querem aumentar o seu poder e influência, através do controlo de um maior número de pessoas e de orçamento e 2. As pessoas criam trabalho umas para as outras.

É importante salientar que todo o financiamento do estado vem exclusivamente dos contribuintes.

Um facto positivo que deve ser mencionado foi o anúncio do actual governo em ter reduzido o número de funcionários em 52 mil desde que tomou posse em 2005 [4]. Tal redução não se parece traduzir no entanto numa redução das despesas com pessoal que revela uma tendência crescente ao longo do tempo como se pode verificar na seguinte figura com dados obtidos a partir do Banco de Portugal [3].


Referências:
[1] Primeira página de Economia do Semanário Expresso de 14 de Fevereiro de 2009
[2] Boletim Estatístico do Banco de Portugal (secção H)
[3] Boletim Estatístico do Banco de Portugal (secção E)
[4] IOL Diário - Governo reduz 52 mil funcionários públicos

Um comentário:

  1. Esse valor devia baixar para menos de 10.000 milhoes. 13 mil milhões é mais de 6% do PIB. 6% da riqueza nacional e tirada do sector privado só para pagar pessoal do Estado.

    ResponderExcluir