quinta-feira, 5 de março de 2009

Genial - O Dia Da Libertação Dos Impostos!

Podem marcar no vosso calendário o dia 19 de Maio como o dia em que os trabalhadores deixam de trabalhar para o estado e começam a trabalhar para si próprios.[1]

Todos os anos, a Universidade Nova de Lisboa publica um relatório que essencialmente indica o número médio de dias que um português trabalha para financiar o estado. Em 2008, esse número era de 139 dias (mais um dia que em 2007) e significa que até 19 de Maio o trabalho servia exclusivamente para pagar impostos, e o restante do ano era efectivamente rendimento para o trabalhador [1].



Não consegui obter a data para este ano (2009), mas assumo que seja a mesma data do ano passado, embora o mais provável, é que dada a tendência crescente, essa data seja posterior.

O relatório contém também um gráfico interessante em que compara o número de dias que é preciso trabalhar nos vários países para fazer face aos encargos fiscais. Curiosamente, Portugal até e dos países em que o número de dias é menor.



O relatório [1] contém ainda gráficos que desdobram o número de dias trabalhados de acordo com o tipo de imposto. Aconselho vivamente a sua leitura!

Referências:
[1] Dia Da Libertação Dos Impostos 2008 da Universidade Nova de Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário